Roteiro de Artes – 6º ANO

POR Jeferson Dias 05/08/2014

Professor Eduardo Di Pardi – Roteiro de Artes – 6º ANO

Colégio Adventista de Santo Amaro
Professor Eduardo Di Pardi – Roteiro de  Artes – 6º ANO
ROTEIRO DO 3 BIMESTRE – 2014 – 9 ANO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
•Sensibilidade de olhar e ouvido crítico.
•Respeito à arte como parte integrante na formação da cultura e folclore de um povo.
•Criatividade por meio da construção, reprodução, improvisação e composição.
•O fazer artístico, respeitando regras de estilo, período e técnica, como também a livre expressão artístico-musical.
Tema: FOLCLORE E CULTURA POPULAR
OBJETIVOS:
•Conhecer como surgiu o folclore, características de identificação e as principais manifestações populares
•Desenvolver o respeito pela tradição e diferenças culturais
1º aula: (    /    ) Leitura do texto FOLCLORE das págs. 46 à 50.
2ª aula: (    /    ) Projeto de um Jogo didático pedagógico de tabuleiro com o tema FOLCLORE.
3º aula: (    /    ) Montagem de um Jogo didático pedagógico de tabuleiro em grupo com o tema FOLCLORE.
4ª aula: (    /    ) Montagem de um Jogo didático pedagógico de tabuleiro em grupo com o tema FOLCLORE.
5ª aula: (    /    )  Apresentação dos jogos didáticos à classe e aplicação dos jogos entre os grupos. 
Para Casa: Atividades 1 a 4 da pág 47 e pesquisas das págs. 47 e 48
6ª aula: (    /    ) Leitura do texto MÚSICAS E PALAVRAS das pág 48 a 50 e do texto VILLA LOBOS  da pág. 50. Atividades da pág 50
7ª aula: (    /    ) AVALIAÇÃO DAS PESQUISAS DO LIVRO e atividade É HORA DE PRODUZIR da pág 51 (em grupo)
8ª aula: (    /    ) Leitura do texto O FOLCLORE DAS PALAVRAS da pág. 51. Atividade É HORA DE PRODUZIR números 2 e 3 das págs. 52 e 53 
9ª aula: (    /    ) Leitura do texto ESCRITA CRIPTOFÔNICA das págs 53 e 54. Atividades 1 a 6 da pág 54
10ª aula: (    /    ) Leitura do texto TRAVA LÍNGUAS da pág. 55. Atividade É HORA DE PRODUZIR da pág 55
Confecção de cartazes em papel desenho contendo trava-línguas e ditos populares ilustrados. 
Tema: RELEITURA E TEXTURA
• Conhecer e exercitar o conceito de releitura
• Conhecer o que é textura e suas possibilidades
11ª aula: (    /    )  Leitura do texto LEITURA E RELEITURA DA PÁG 56. Projeção de releituras famosas. Estudo de releitura da obra GIOCONDA de Leonardo Da Vinci no espaço da pág. 57. 
Trazer na próxima aula: Tela, pincéis e tinta guache
12ª aula: (    /    ) Passar a idéia de releitura desenvolvida na pág. 56 para uma tela e pintá-la utilizando a técnica de guache
13º aula: (    /    ) Leitura do texto TEXTURA E COLAGEM DA PÁG. 58 E ATIVIDADES 1 A 4 DA PÁG. 59 
Trazer na próxima aula tipos de papéis variados em textura e forma.
14ª aula: (    /    ) Atividade É HORA DE PRODUZIR da pág, 60.
15ª aula: (    /    ) Exercício em folha xerocada explorando texturas gráficas. AVALIAÇÃO DE LIVROS.
OBS: Os trabalhos referentes a aulas já dadas podem ser avaliados a qualquer momento durante o bimestre. Portanto estar sempre em dia com as lições!
Interação Fé e Ensino
“Não importa quão maravilhosa seja a música, a escultura, a pintura;, tudo o que foi criado existiu primeiro na mente do Artista, que não somente tinha noção do que criaria, mas também a capacidade de fazê-lo. O criador veio morar com aquilo  que criou  e Deus espera que o homem o compreenda, aceite seu dom e sacrifício.”
(NEAL Beeatrice S. Guia de Estadio de La Bíblia, citado em “L´Oracion em La Bíblia, pág. 44)